terça-feira, 12 de abril de 2011

Literatura para Consoladores. Vale a pena ler !

Num curso que fizemos ano passado de Capelania Hospitalar, eu e Keila fomos "obrigadas" a ler No leito da enfermidade e Consolo, ambos de Eleny Vassão. Disse "obrigadas" porque era necessário para concluirmos o curso, mas valeu demais esta obrigação! Eleny tem uma experiência fantástica, e consegue se expressar de maneira muito clara sobre trato com pacientes.

Vou deixar aqui um pequeno trecho que me chamou atenção no livro no Leito da Enfermidade e espero que você possa também se interessar em se preparar melhor para este lindo e árduo trabalho que é Consolar.

      "Na quietude do leito, só resta ao paciente pensar. Pensar no passado, reavaliando-o e descobrindo em tudo um enorme e inquietador vazio. O presente é assustador, o futuro desconhecido. O medo da morte impera. Pensam em Deus. Mas quem é Deus? É aquele ser impessoal e distante, que serve para socorrê-las na hora de aperto? Será que Ele pode fazer alguma coisa agora?
        Num leito de hospital todos se igualam. Estão perdidos, aflitos e exaustos de tanto dar cabeçadas na vida. É nesta hora que olham para o alvo, para Deus.
        Precisamos rogar ao Senhor da seara que incomode os seus filhos para que estes trabalhem na colheita. Muitas vezes ele usa a nós mesmos para responder à nossa própria oração. Ele nos manda para a batalha. Quando ele enche nosso coração de compaixão pelas pessoas perdidas a ponto de nos levar a rogar por mais trabalhadores, podemos estar preparados para partir para os campos da colheita. Que resposta Lhe daremos? A mesma que Moisés: “ Manda alguém, menos eu”? Ele quer a nossa vida em suas mãos para usá-la para sua glória.
       O mundo está enfermo. Só há um médico que pode curar os seus males para sempre. Jesus."

"Confesso, às vezes, que a voz fica embargada, o choro dá um nó na garganta e me sinto totalmente impotente diante do descortinar de uma vida sofrida, mas é neste momento que Deus age colocando amor e sabedoria no meu coração. Que eu possa cumprir o bom propósito que Jesus colocou no meu coração” (Luiz Camilo, visitador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário